Pré 2A

VISITA A FEIRA DO LIVRO

Nossa turma visitou a Feira do Livro do município no dia 18/10, onde cada aluno trocou seu vale livro. Após participamos de um bate papo com o autor Eliandro Rocha na Câmara de Vereadores. 
Estas atividades contribuem para despertar cada vez mais o gosto pela leitura e pela literatura infantil.


































SEMANA DA CRIANÇA

A Semana da Criança foi linda! A programação foi pensada com carinho para os nossos queridos alunos, foi só diversão!




























































BRINCADEIRAS AO AR LIVRE: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DOS ESPAÇOS DE NOSSA ESCOLA

Nossa escola possui um amplo espaço externo, e aproveitamos cada cantinho para brincar, aprender e também se divertir!
































BRINCANDO DE SER ARTISTA

A partir da história "A flauta do Tatu", foi proposto que retratassem a história de uma maneira diferente, no corredor do "artista", onde cada criança pintou a sua obra de arte, deixando-a exposta no corredor da sala para ser vista pelas pessoas que ali passam.



















JOGOS PEDAGÓGICOS CONFECCIONADOS PELOS PAIS PARA O PORTFÓLIO DE SEU FILHO

Como forma de inserir as famílias na construção da aprendizagem dos filhos, foi proposto no portfólio que confeccionassem um jogo pedagógico para que seu filho pudesse aplicar com a turma, e o resultado foi muito significativo. Os jogos compuseram as nossas descobertas, enriquecendo ainda mais as nossas vivências e aprendizagens!





























































ATIVIDADE DO DIA DOS PAIS NO PRÉ 2-A

Os pais e seus filhos puderam ter um momento prazeroso e significativo na atividade realizada em homenagem pela passagem de seu dia. Juntos confeccionaram o presente para o papai, estreitando o laço de amor e união entre eles. Foi lindo!





























FAZENDO ARTE EM BALÕES

Os alunos do Pré 2-A foram desafiados a pintar no balão sem segurá-lo. Assim, além de exercitar a atenção e a coordenação motora eles se divertiram durante a atividade.




































QUADRILHA JULINA COM OS PAIS DO PRÉ 2-A

Os alunos da turma se apresentaram com seus pais na Festa da Família da escola, apresentando a Quadrilha. Foi lindo ver o envolvimento de todos! Parabéns aos participantes!














DIFERENTES FORMAS DE SE FAZER ARTE

A partir da história contada "E o dente ainda doia" de Ana Terra, os alunos ilustraram a sequência da história de uma maneira divertida: pintaram no plástico filme, assim aproveitaram o dia agradável e puderam expressar a sua arte!












































































É JOGANDO QUE SE APRENDE!

De uma maneira lúdica e divertida estamos conhecendo os números! Dessa vez, relacionado ao nosso projeto dos dentes! 
Assim, joga-se o dado e o número que sair, completa a boca com os dentes (botões) e a ficha com o respectivo numeral! Como é bom aprender brincando!













































VISTA AO CONSULTÓRIO DO DENTISTA

Para complementar a nossa pesquisa sobre o processo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanente, nossa turma foi visitar o consultório do dentista da UBS do bairro Rio Branco. Lá puderam conhecer os instrumentos de trabalho do profissional e compreender a importância do cuidado com seus dentes.










































ATIVIDADE DO DIA DAS MÃES NO PRÉ 2-A

As mães e seus filhos puderam ter um momento prazeroso e significativo na atividade realizada em homenagem pela passagem de seu dia. Juntos confeccionaram o presente para a mamãe, estreitando o laço de amor e união entre eles. Foi lindo!

































































VISITA A SALA DE PSICOMOTRICIDADE

Nossa turma foi visitar a sala de psicomotricidade do município. A alegria tomou conta dos alunos, as diversas possibilidades de brincadeiras foram exploradas por todos ao máximo! Cada criança tentou vivenciar todos os recursos disponíveis desse ambiente lúdico e encantador. 


























































































CAMA ELÁSTICA: UMA ALIADA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA

A cama elástica vai muito além de um simples brinquedo para diversão das crianças, ela é uma excelente ferramenta pedagógica para auxiliar no desenvolvimento motor, podendo ser realizadas atividades que contribuem nesse processo. A profe realizou atividades direcionadas com bola de pilates e corda, estimulando a coordenação motora, o equilíbrio e a noção espacial.






















































AS HISTÓRIAS E SUAS POSSIBILIDADES

ATRAVÉS DA HISTÓRIA “OS DEZ FANTASMAS”, A TURMA EXPLOROU A RELAÇÃO ENTRE O NUMERAL E SUA RESPECTIVA QUANTIDADE E TAMBÉM FEZ UM LINDO DESENHO COLETIVO, REPRESENTANDO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA.




























 

O JOGO DO ABRAÇO

A turma do Pré 2-A está trabalhando o projeto "Sou feliz quando faço meu colega feliz!", assim, as atividades propostas são voltadas para a integração e socialização dos alunos, enfatizando a importância de se ter uma boa convivência entre todos.
A profe contou a história "Douglas quer um abraço", e posteriormente, foi feito "O jogo do abraço", onde os alunos escolhiam a carta com um determinado abraço: abraço solo, abraço trenzinho, abraço ninguém pediu, abraço de cabeça para baixo...
Ao mesmo tempo que a turma se divertiu, se estimulou a afetividade entre eles.


















JOGANDO TAMBÉM SE APRENDE

Os jogos de construção e de regras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.O brincar é fundamental para o seu desenvolvimento. Para ela, brincar e jogar são modos de aprender a se desenvolver. Ao fazer essas atividades elas vivem experiências que a possibilitam a compreender regras e a compartilhar dos brinquedos e brincadeiras com os seus colegas.
Alguns momentos da turma do Pré 2, vivenciando e experimentando atividade lúdicas que lhes permitem ao mesmo tempo aprender e brincar:
















































INÍCIO ANO LETIVO 2019


Nossos alunos foram recebidos com muita alegria e diversão. 
Ao longo da semana as profes prepararam atividades de socialização e integração entre as crianças, onde as mesmas puderam conhecer um pouquinho melhor a nova turma!




































 















ENCERRAMENTO PRÉ2A


Foi preparado com muito carinho o encerramento de nossos pequenos, pois chegou o momento de dizermos um até breve para eles, que estarão iniciando no próximo ano uma nova etapa na vida escolar. 
Nossa noite foi recheada de surpresas, homenagens, choros, risos e muito encanto!
Fica nosso agradecimento às famílias que abrilhantaram nossa noite, as homenagens e  mimos recebidos, e nosso até breve, pois estaremos sempre de braços abertos recebendo estas famílias que estiveram juntos conosco em todos os momentos!
































































MOSTRA LITERÁRIA!

No dia 20/11 ocorreu nossa Mostra Literária!
Os alunos puderam ter seus livros autografados pela autora Márcia Funke Dieter, que realizou uma linda hora do conto para nossos pequenos!
Agradecemos também a colaboração das famílias, pois com nossa parceria foi possível que fosse um sucesso este momento!
Confiram alguns clicks:

























HORA DO CONTO!!

A Profe Elenise realizou na turma uma hora do conto, da história Papai Engenhoso da Márcia Funke Dieter. Após a hora do conto, as crianças refletiram sobre a mesma e foram surpreendidas com uma caixa que simboliza a casa da história. Deste modo as crianças tiveram que fazer a decoração da casa, desenhando uma das partes da história, a que mais tocou seu coração!





















SEMANA DA CRIANÇA!

NA SEMANA PASSADA COMEMORAMOS O DIA DAS CRIANÇAS, TIVEMOS MUITAS ATIVIDADES ESPECIAIS, CONFIRAM ALGUNS MOMENTOS:













































DANDO CONTINUIDADE AS NOSSAS ATIVIDADES DENTRO DO NOSSO PROJETO: RESGATANDO O PASSADO: ENTRE O BRINCAR E O APRENDER, AS CRIANÇAS SE REUNIRAM EM GRUPOS E OS BRINQUEDOS QUE HAVIAM DENTRO DA CAIXA FORAM EXPOSTOS, PARA QUE ESCREVESSEM O NOME DO BRINQUEDO DO MODO QUE ACREDITAVAM SER ESSA ESCRITA.

APÓS CADA GRUPO APRESENTOU SEU TRABALHO E PARA FINALIZAR A PROFESSORA ESCREVEU PARA AS CRIANÇAS EM UM QUADRO O NOME DOS BRINQUEDOS, PODENDO ASSIM FAZER A COMPARAÇÃO COM A ESCRITA DO GRUPO. 

CONFIRAM ALGUNS REGISTROS DESTE MOMENTO:












INICIAMOS NESTE MÊS NOSSO PROJETO: RESGATANDO O PASSADO: ENTRE O BRINCAR E O APRENDER.

 A PRIMEIRA EXPERIMENTAÇÃO FOI EXPLORAR UMA CAIXA COM BRINQUEDOS DO PASSADO, APÓS EXPLORAR A CAIXA, AS CRIANÇAS PUDERAM CONHECER OS BRINQUEDOS E BRINCAR:





























SEMANA FARROUPILHA


NOSSA SEMANA FARROUPILHA FOI MUITO ESPECIAL TEVE RODA DE CHIMARRÃO, BAILE E MUITA DIVERSÃO! 

CONFIRAM OS CLICKS:









































Exploração da cama elástica!

Nossa turminha tem explorado de forma diferenciada a cama elástica de nossa escola, confiram:





















Realizamos circuitos no calçadão da escola, afim de explorar a motricidade ampla de nossos pequenos:











































Inauguração do Salão do Brilho!


              As crianças precisam de um espaço que contribua para que elas sejam autônomas, onde possam descobrir suas preferências, vontades e talentos e saciar suas curiosidades. O espaço escolar é o local onde deve se promover este processo.
Com tudo a organização do espaço escolar deve ser pensada e projetada também com a participação efetiva dos alunos. "[...] no sentido piagetiano do termo, ser autônomo no âmbito moral significa decidir por si próprio entre o certo e o errado [...]" (HORN, 2004, p.100)        Deste modo para a criança ser considerada autônoma ela precisa participar na organização do espaço. Sendo assim, nossa turma elaborou a organização do espaço salão de beleza, sendo que as crianças participaram ativamente desde o início, escolhendo o que gostariam que tivesse neste espaço, de que modo seria organizado, o nome do salão, bem como participaram na organização do espaço, distribuição dos materiais, confecção dos cartazes e inauguração do mesmo.

Confiram alguns registros destes momentos:





























Final do dia!

"[...] É preciso transformar a escola em uma comunidade de investigação e de aprendizagens. Um espaço onde há invenção e descoberta por toda a parte, estimulando o pensamento renovado em todas as áreas [...]". (BARBOSA; HORN, 2008, p.85)
             Deste modo devemos propor as crianças a exploração dos diversos espaços escolares, sendo assim a turma do Pré2-A tem realizado finais de tarde utilizando os mais diversos espaços da escola, como o nosso Deck! 














Na semana do meio ambiente, desenvolvemos diversas atividades, dentre plantio de árvores, brincadeiras com elementos da natureza, passando por caminho sensorial e deslizando no barranco da escola! Foram momentos significativos de aprendizagem e descontração!


Plantio! 






Caminho sensorial




















Deslizando no barranco


























E nesta semana nossa turma está sendo responsável por regar as hortas, floreiras e árvores de nossa escola!
















Nossa turma iniciou o projeto: A curiosidade que nos move pelos caminhos da chuva, e para iniciar nosso projeto realizamos uma saída de campo pelo pátio da escola, afim de observar este fenômeno da natureza!












No dia 25/04 os alunos do Pré2-A realizaram uma visita a sala de Psicomotricidade de Campo Bom no CME!

Confiram alguns registros:





















Início da Confecção do Alfabeto Utilizando Objetos:
















Explorando Brincadeiras Diversas!! 

Nesta semana os alunos do Pré2A exploraram materiais diversos para realizar brincadeiras na sala, assim como no pátio! Confiram alguns destes momentos:

Campo de Futebol com peças de encaixe:



Desenhando no espelho com caneta especial:






Brincando no barro com água:













Construção dos cartazes da turma com participação das crianças!!

Árvore dos desejos do Pré2A:






















Demais cartazes confeccionados pelas crianças:








Início do Ano Letivo 2018!!!  

Neste início de ano letivo nossa turma desenvolveu atividades de integração e interação, onde puderam socializar  e compartilhar momentos prazerosos, descontraídos de muita aprendizagem!

BANHO DE LONA!!




MOMENTO CULTURAL!!




BRINCANDO NO PÁTIO!!





CULINÁRIA DE PÁSCOA!!





        








CORREIO DA AMIZADE


DEIXANDO A IMAGINAÇÃO FLUIR...

















Apresentação da turma na Mostra de vivências do Projeto estudado “Caleidoscópio”, após alguns ensaios em aula sobre a compreensão elaborada a partir do estudo realizado.


















Apresentação de um teatro pelos Monitores do meio ambiente da escola, a partir da execução do Projeto desenvolvido pela Professora auxiliar Karmina.



Alguns momentos do Desfile Cívico...






Finalizando o Projeto de Matemática estudado pelas crianças...




























Ensaios da Banda( Projeto realizado em parceria com a Escola Lâmpada Mágica).










Diferentes atividades ao longo do desenvolvimento do projeto sendo estudado sobre matemática foram executadas...






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário