Reuniões Pedagógicas

Abril 2019


Neste mês tivemos  a participação da EMEI Bem-Te-Vi, representada pelas professoras: Marcelli, Joice e Angélica acompanhadas por sua Coordenadora Estela que dividiram conosco suas experiências quanto ao trabalho por campos de experiencias, através da observação, registro pedagógico e uma prática voltada a pesquisa de acordo com os interesses dos alunos.
Na sequência em grupos pensamos em novas propostas para os nossos alunos no pátio, a fim de instigar a criatividade das crianças, por meio de elementos diferenciados ao alcance das mesmas.


















Março


Nossas reuniões tem sido marcadas pelo diálogo e integração da equipe de trabalho! Nesta perspectiva lançamos ao grupo o desafio de proporcionar mensalmente uma dinâmica que fortaleça a união e a parceria entre todos da equipe.
Em grupos construímos os roteiros dos portfólios para 2019.























8ª Reunião Pedagógica 2018


Nossa 8ª reunião pedagógica deste ano letivo foi marcada pela sensibilidade, cuidado e carinho entre os colegas do grupo. Iniciamos com uma técnica de relaxamento e confiança. As duplas sem se verem estabelecendo uma relação de confiança, realizaram massagem em um clima de relaxamento. No final da técnica um forte abraço foi dado em agradecimento ao colega. É neste clima de parceria e coleguismo que queremos continuar caminhando com nosso grupo na promoção da educação de qualidade para as nossas crianças diariamente.






Na sequência o grupo azul realizou uma divertida dinâmica de dinamização do seu estudo sobre o livro: "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire. O grande grupo teve a oportunidade de expor suas reflexões sobre os principais trechos selecionados pelo grupo.







7ª Reunião Pedagógica 2018


No dia 27/9 ocorreu nossa reunião pedagógica. Nesta oportunidade foi a vez de batermos um papo sobre inclusão. O grupo vermelho iniciou a conversa trazendo apontamentos do livro: Educação Infantil: Resposta Educativa a Diversidade de Gema Paniagua e Jesús Palacios.




5ª Reunião Pedagógica 2018


Nosso foco Pedagógico é rever os espaços e recursos pedagógicos que dispomos na escola e dar um nova utilidade para os mesmos. Neste mês tivemos um novo olhar para a cama elástica, um excelente recurso que temos para proporcionar aos nossos alunos as mais variadas atividades psicomotoras que contribuirão para o seu desenvolvimento pleno e integral. Um importante aliado para o nosso trabalho. 
Veja as possibilidades que conhecemos:





Ainda tivemos a apresentação do grupo verde escuro, que abordou o livro Manual do Portfólio de Elizabeth Shores e Cathy Grace, que a partir de uma experiência estrangeira nos traz provocações e reflexões importantes para construção da nossa realidade quanto ao documento. Inclusive algumas sugestões foram pensadas para que o portfólio possa integrar-se mais ao planejamento diário dos professores.
Agradecemos ao grupo pelas contribuições.




4ª Reunião Pedagógica 2018


Em maio tivemos a participação do projeto Samuzinho, que nos orientou com dicas a cerca de primeiros socorros. E na sequencia a apresentação do grupo Amarelo, que abordou com a equipe sobre Avaliação na Educação Infantil da autora Jussara Hoffmann. A temática veio a calhar neste momento em que estamos iniciando as avaliações descritivas dos nossos alunos. E que toda a reflexão pedagógica que se faça sobre a temática é de extrema importância para qualificar este processo.















3ª Reunião Pedagógica 2018

No mês de abril em nossa reunião Pedagógica tivemos a primeira apresentação dos grupos de estudos, do projeto Formação em Serviço. O grupo azul abriu com chave de ouro, nos instigando a refletir a cerca das Linguagens Geradoras do autor Gabriel Junqueira. Muitas reflexões surgiram sobre o tema nos levando a repensar nossa prática docente e planejamento como um todo. Além das relações que há do autor com a Base Nacional Comum Curricular.



Na sequência tivemos a presença do Coordenador do CEMEA, profº Mogar que nos esclareceu dúvidas a cerca do projeto científico e nos trouxe ótimas contribuições para potencializar nossa Feira de Ciências e Vivências, que ocorrerá no mês de julho.


 
2ª Reunião Pedagógica 2018

No mês de março trabalhamos na reunião a respeito da Base Nacional Comum Curricular, com intuito de entender e redirecionar a nossa prática de maneira a atender as habilidades e competências previstas neste novo documento.





1ª Reunião Pedagógica 2018


A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome.”
Provérbio Africano
Neste ano letivo a equipe da EMEI Guilhermina Blos, quer união para que juntos possamos atingir nossos objetivos com as crianças e comunidade escolar. Por este  caminho buscaremos qualificar nossas ações através de uma prática pedagógica regado com carinho, amor e dedicação. 










Março de 2017: "Vamos falar sobre inclusão..." - Após assistirmos animações referentes à temática, toda a equipe da escola pôde conhecer a nossa realidade, sendo este trabalho direcionado pela professora Andrea (AEE). Na sequência realizamos uma atividade dinâmica em pequenos grupos refletindo sobre tudo o que foi discutido. 


Abril de 2017: "Construindo a nossa imagem de criança." - Iniciamos a nossa tarde de estudos com uma atividade motivadora: imagens na árvore. Realizamos então um levantamento histórico do conceito de criança/infância e assistimos ao documentário "A invenção da infância". Para finalizar, pensamos juntas sobre o nosso conceito de criança!










Maio de 2017: "Mais desafios para as crianças." - Nossa tarde foi riquíssima e contamos com a presença da professora Karina Pacheco, da Escola de Arte Educação. Ela iniciou com uma contextualização sobre Psicomotricidade e depois foi o momento de mexer o esqueleto e praticar tudo o que foi aprendido. Muitas ideias, muita alegria e muita diversão!





Junho de 2017: Nossa tarde foi de muita reflexão, realizando uma avaliação do semestre que se encerrou e planejando o novo semestre que inicia. Abaixo, fotos da atividade motivacional JOGO DO ABRAÇO.







Julho de 2017: "Mais diversão para as crianças." - Realizamos um momento de estudos com a professora Claci Sander. Primeiramente reconhecemos a importância da musicalização com uma parte teórica e posteriormente, experimentamos na prática!









Agosto de 2017: Nossa reunião foi de muito planejamento: Desfile Cívico, Mês da Consciência Ambiental, Semana Farroupilha, Semana da Criança, Festa da Família, Mostra Literária, atividades de integração entre as turmas e muitas outras coisas que vêm por aí! Iniciamos com uma dinâmica intitulada "EU FAÇO A DIFERENÇA!".

Setembro de 2017: Participamos do 14º Seminário Municipal de Educação Infantil: “No afeto, a sensibilidade. No olhar, a singularidade. No encanto da infância, as aprendizagens”.

Outubro de 2017: Buscando conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de forma mais lúdica, realizamos uma sessão de cinema, no CEI, com o documentário: "Toda Criança é Criança". Na sequência discutimos a respeito do filme, refletindo sobre a nossa prática diária com as crianças.


Novembro de 2017: Nossa reunião deste mês aconteceu no CEMEA, Centro Municipal de Educação Ambiental. Além de conhecermos o trabalho deste espaço experimentamos na prática o contato com a natureza e seus elementos. Foi um momento rico e revigorante!














Um comentário:

  1. Ainda estou cursando pedagogia/ licenciatura.As atividades aqui relacionadas esclarece e firma a importância do planejamento pedagógico. Muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir